29 fevereiro 2012

Inutilidades Gerais: Grey's!

Oi, pessoal!
Segundo post e eu já estou enrolado!! Mas justifico-me: esse fds foi uma tragédia! E quando digo tragédia, significa TRAGÉDIA mesmo! Com direito a horas redigindo incontáveis relatórios da faculdade, dezenas de páginas do livro de fisiologia pra ler e acidentes graves envolvendo entes queridos. Concluindo: meus dias de descanso foram um saco! Fim. Bora pro post!

Tava pensando em começarmos com "Membro Fantasma", que aliás é tema de um seminário que devo apresentar nas próximas semanas. Mas tenho material demais e tempo de menos pra fazer um texto legal, então fica pra próxima (acreditem, o assunto é interessante!). Então, já que ganhei carta branca pra escrever sobre o que me der na telha (e sem hesitar em invadir temas alheios), pra facilitar bastante a minha vida, resolvi falar sobre um assunto que domino muito bem e que foi o pontapé inicial pra medicina na minha vida:


"Seriously!"... A série da tia Shonda é uma de minhas grandes paixões (comparável a Harry Potter!!) e uma das muitas séries que acompanho. Nos conhecemos em 2008, quando começou a ser exibida pelo SBT - paciência, galera! Aqui em casa só pega a Globo e SBT! (#noisépobrimaisélimpinhu!!) - mas o programa é exibido pela ABC (nos EUA) e pela Sony (na Sambaland, aka Brasil) desde 2005. O título é uma brincadeira com um clássico da literatura médica, Henry Gray's Anatomy of Human Body (ou só Gray's Anatomy, como é mais conhecido) e a trama é ambientada em Seattle, Washington, apesar de ser gravada principalmente em Los Angeles, na Califórnia.

Sendo um drama médico, torna-se impossível evitar as comparações entre ER Grey's e o não mais tão fodástico House, M.D.. Mas ao contrário do foco em casos clínicos mirabolantes e diagnósticos dignos de Sherlock do Dr. House, Grey's Anatomy se apoia na rotina dos internos, residentes e seus preceptores no fictício Seatle Grace (Mercy West) Hospital. E é por esse clima de "médico aprendiz" que acompanha cada episódio que me identifico tanto com a série! Devo admitir que a ideia de fazer medicina nasceu daí.

Muitos são os personagens que fizeram parte da história. Mas evitando spoilers e pra quem não conhece ir se familiarizando com o assunto, vou fazer uma não muito breve descrição dos personagens mais importantes das primeiras temporadas, o quinteto M.A.G.I.C. dos internos mais legais da tv!

Dr. Meredith Grey
Meredith Grey: Brilhantemente interpretada por Ellen Pompeo, Meredith é filha de uma renomada cirurgiã e vive à sombra da reputação de sua mãe, agora com sérios problemas de saúde. E não é atoa que a beldade leva o nome da série, bastante carregado de significados: criada por uma mãe ausente que teve um caso com um colega de trabalho e por isso foi abandonada pelo marido, nossa protagonista é, como ela mesma diz, completamente "dark and twisty". Não, pessoal! Ela não é adepta a rituais satânicos! Acontece que sendo resultado de sua família desestruturada, Meredith se transformou numa mulher complexa e problemática, com pavor de relacionamentos sérios "and drinks tequila!". Essa personalidade vai fazer com que se envolva com um "cara do bar" - Derek Shepherd (aka McDreamy), um neurocirurgião em busca de vida nova (e com um segredo bombástico que aparece no final da 1ª temporada!!) - e que se torne melhor amiga de uma personagem tão complicada quanto. Como a autora, Shonda Rimes, já afirmou, "ela não acredita em bom ou mal. Ela só faz o que acha certo."

Dr. Alex Karev
Alex Karev: O personagem de Justin Chambers foi inicialmente concebido para aparecer apenas no episódio piloto. No entanto, Dr. Karev fez tanto sucesso que o roteiro da série foi modificado para que ele se tornasse um dos cinco internos da Dr. Miranda "Nazi" Bayley. Alex é extremamente arrogante e por muitas vezes imaturo. Mas como podemos perceber já nos primeiros episódios, "Dr. Evil Spawn" usa a cara de mal e as atitudes de babaca como um mecanismo de defesa. Mesmo afastando as pessoas de si para que não sofra como em sua infância, ele se torna um grande amigo de Meredith e vive uma intensa relação de amor e ódio com uma certa interna linda e loura... Fato que rende cenas hilárias, por vezes tensas, e quase sempre emocionantes!

Dr. George O'Malley
George O'Malley: A personalidade tímida e atrapalhada contrapondo a frieza do exercício da medicina faz do querido "007", de longe, meu personagem favorito! O'Malley foi criado para representar a face masculina do grupo de internos. Alex Karev surgiu também para contrastar com o seu caráter mais brando e fraternal. O caçula de três irmãos, George é frequentemente tratado como um bebê por seus pais e se muda para a casa de Meredith justamente para fugir de sua mãe coruja. A meu ver, é o melhor profissional de todo o grupo: não tão inteligente como Dr. Yang (descrita a seguir), nem tão emotivo quanto sua melhor amiga, Dra. Stevens, mas sobretudo um médico humanista. Interpretado por T. R. Knight, o personagem carrega uma das storylines mais surpreendentes! Então, se a série acabou lhe agradando, caro leitor, FUJA DE QUALQUER SPOILER SOBRE ELE!

Dr. Izobel "Izzie" Stevens
Izobel "Izzie" Stevens: Há um motivo para Katherine Heilg ter alcançado um certo status no gênero cinematográfico comédia romântica. E esse motivo é interpretar Izzie Stevens! De origem humilde, a interna criada num trailer é a mais sensível do SGH. Uma das mais gatas da série, Stevens conseguiu custear seu curso de medicina trabalhando como modelo, o que  lhe rendendo o apelido de Dr. Model e iniciou sua história com Karev (o supracitado Dr. Evil Spawn). Muito subestimada por ser a bonita do grupo, Izzie vai morar com Meredith e George e acaba por desenvolver uma amizade profunda e verdadeira, principalmente com ele. De qualquer forma, Dr. Stevens é uma das melhores personagens, com uma boa dose de humor e com storylines com bastante carga emocional (2ª e 5ª temporadas que o digam!). 

Dr. Cristina Yang
Cristina Yang: Cinco indicações consecutivas ao Emmy Awards! Isso é só um exemplo do quão impecável é a atuação de Sandra Oh como a sarcástica, fria, calculista, inteligente, metida e sensacional Cristina Yang. Extremamente competitiva, ela possui habilidades cirúrgicas excelentes e é a interna com o maior conhecimento médico em seu primeiro ano no SGH. Ela despreza a empatia de seus pacientes, odeia sentimentalismo e funciona praticamente como um robô! Como integrante do grupo M.A.G.I.C. em questão, não poderia deixar de ser uma pessoa complicada, com relacionamentos complicados e plots muito bem construídos. Melhor amiga de Meredith "My Person" Grey, a ambição dessa grande mulher nem é tão alta: se tornar uma "Cardio Godness" já seria de bom tamanho!

Grey's Anatomy está em sua 8ª temporada e ainda não sabemos se essa será a última (o contrato do elenco original acaba este ano e alguns não se decidiram sobre renovar). No entanto, tenho orgulho em dizer que a série vem caminhando por uma safra de episódios magníficos, mostrando que, com bom elenco e roteiristas excelentes (e a doida da Shonda Rimes), é possível manter o alto nível do programa, mesmo depois de tanto tempo!

Pra quem se interessar, o blog We Love Grey's Anatomy contém muito mais sobre e disponibiliza links para  download dos episódios mais recentes.

Kbô!
Abração e até a próxima quarta!

2 comentários:

  1. Very nice post. I simply stumbled upon your
    blog and wished to mention that I've truly loved browsing your weblog posts. After all I'll be subscribing in your feed and I hope you write once more very
    soon!

    Here is my blog post: www.analteenexam.org

    ResponderExcluir
  2. Hello it's me, I am also visiting this website daily, this web page is actually good and the viewers are genuinely sharing nice thoughts.

    Here is my webpage; card credit free no no porn signups

    ResponderExcluir