02 janeiro 2012

Entrevista Inutilidade 2012 #1: Túlio Carregal

Primeira entrevista do ano.

                                  Túlio Carregal #1

Bruno:
  Hoje vamos entrevistar o cara da Publicidade em geral, Tulio Carregal. Suave na nave?
Tulio Carregal:
Haha, de boa na lagoa, man!

Bruno:
Tulio, você foi ao SWU e viu as melhores bandas para muitos e para outros nem tanto. Foi um evento que superou suas expectativas? Quais foras as melhores bandas e outras que você achou que seria bom e acabou nem sendo?
Tulio Carregal:
Ah, sim, superou minhas expectativas. Eu acho que, nem tanto pelas bandas, porque eu ja saí daqui com uma ideia do que eu ia ver, ja que fui para ver determinadas bandas. Então, assim, ja sabia o que queria curtir. O me surpreendeu, de verdade, foi o camping. Cara, o camping é incrivel. Digo isso pra todo mundo com quem converso sobre o SWU: vai no SWU, fica no camping! Não tem igual. É uma energia muito massa. O espírito de companheirismo, fraternidade que tu adquire lá, não tem explicação. Era aquela coisa alem do 'me empresa tua pasta de dente' ou 'guarda lugar na fila'. Voce faz amizade lá dentro. Eu acho que, na verdade, é porque você se vê num mundo estranho, com gente estranha. É normal do ser humano buscar aliados pra sobreviver, haha. E na hora do aperto, com aqueles caras, você podia contar. Teve gente que a gente conheceu que, no primeiro dia de camping deu uma ventania muito forte a barraca dos caras quebrou e eles dormiram na barraca de desconhecidos, olha só. Mas que não eram mais desconhecidos, porque viraram amigos.
Você vive muita coisa com aquele pessoal todo lá.
Teve uma historia massa também, das coincidências. Fui pra lá com um primo e um amigo. Chegando em Campinas, fomos comprar pão de queijo - mineiro em São Paulo, né .. Na fila pra comprar, conheci um cara que estava indo acampar no SWU e, olha só cara, no MESMO lote que a gente e também de MG. Isso saiu ate no G1, hahaha http://g1.globo.com/swu/2011/noticia/2011/11/ginecologista-de-41-anos-e-primeira-chegar-ao-camping-do-swu-2011.html
Mas outra coisa que me impressionou la tambem foi a organização, cara. Eu me perguntava, por diversas vezes, se estava no Brasil. Era de impressionar. Algumas falhas, mas os caras corrigiam na hora, e ainda te compensavam depois. Como foi o caso da gente ter chegado lá e o banho quente nao estar funcionando no primeiro dia. Mas no segundo dia corrigiram e, pra compensar, liberaram o banho: voce nao gastaria seus tickets banho naquele dia.
O Forum, fantástico também! Sensacional a experiencia de ver tanta gente competente falando de assuntos tão pertinetenes e do qual eu me interesso bastante.
Agora, sobre as bandas, preciso nem falar né, cara. Foi sobre o que voce perguntou .. Alguns shows foram verdadeiramente delirantes. Fui la pra ver, basicamente, Faith No More, Stone Temple Pilots, Megadeth, Copacabana Club, Simple Plan, Black Eyed Peas, Ultraje e Modest Mouse - que foi o único show que me decepcionou, porque foi cancelado.
WOOOOOOOOOW. AUEHAUHEAUHEAUAH
Já podemos encerrar por aqui AHEAUHEUAA

Bruno:
Jovens como você curtem baladas e com isso eles são apresentados a eles o álcool, cigarros e as drogas(em geral) mais cedo. Já experimentou alguma dessas? Acha que a pessoa que faz essas três coisas com moderação tem ma vida mais saudável ou não tem nada haver?


Tulio Carregal:
Olha cara, eu acho que é uma questão de estilo de vida. Você dizer que 'à jovens são apresentados', parece que chega um demoniozinho e oferece uma dose vodka. Eu sou o tipo da pessoa que gosta de experimentar coisas, pelo simples fato de, em toda a minha vida, ser curioso. Desde sempre. É algo que interferiu ate, por exemplo, na escolha da minha profissão. Ta certo que certas coisas tu não deve experimentar, porque pode aprender com as experiências dos outros. Ou vai querer sentir o efeito do crack na pele? É burrice. Mas posso afirmar seguramente, por exemplo, no caso do álcool que, essa historia de que 'ele transforma as pessoas' não existe. Ele te dá coragem, te anestesia e, sei la, causa ausência de racionalidade. Acho que é isso o que as pessoas buscam nele. No caso do cigarro, até hoje não descobri o que as pessoas curtem naquilo. Acho é injusto o cigarro ser legal e a maconha proibida, já que todo mundo ja sabe que o cigarro faz mais mal ao organismo. Muito mais. Sem comparação. Já li muito a respeito, mas é só qualquer um dar uma pesquisada leve na web que fica sabendo.
Agora, como eu disse, é uma questão de estilo de vida. Depende do seu perfil. Acho que quem se estressa muito, se ocupa muito, se sobrecarrega o tempo todo, precisa ter uma válvula de escape. Não vejo mal algum. Cada um que viva sua vida. Por aqui não existe certo e errado. A gente apenas vive. Cada um do seu jeito.

Bruno:
Você já viajou para muitos lugares como o Hopi Hari, SWU e etc. Qual o lugar que você mais gostou de ir? Teve algum lugar que você criou muita expectativa e acabou se decepcionando?
Tulio Carregal:
Sim, ja fui em muitos lugares que tinha vontade mas ainda há, muitos e muitos que quero ir um dia. Se eu pudesse, viveria viajando. Acho incrível o fato de, em cada lugar, viver uma experiência diferente. Acho que é por isso que não tenho nenhum preferido e nenhum que tenha me decepcionado totalmente. A única coisa que vem me desapotando é a minha memória, de não conseguir lembrar de tudo o que já fiz. Sou muito ruim nisso. Talvez seja por isso que em todo lugar que vou, não saio sem uma camera. Fotografia é outra paixão minha. Mas, na verdade, é isso, cada viagem é de um jeito, não dá pra comparar entre elas. Depende da sua vontade de estar lá, depende de com quem você esta ..
the end~

Bruno:
Acha que a Campanha contra as drogas que são realizadas nas escolas, televisão e entre outros dão certo ou nenhuma vale nada? Por que?
Tulio Carregal:
Olha, eu acho que são importantes. Mas não da maneira como a gente faz no Brasil. Algumas coisas poderiam ser mais eficientes. O que falta, de verdade, é consciência. Mas que cada um desperte a sua, e não que seja imposta por alguém.

Bruno:
Durante sua viagem ao SWU o que você viu mais estranho/esquisito? Conte. Se o evento for realizado no Japão, talvez ano que vem você iria?
Tulio Carregal diz:
Estranho? Bom, não sei.. um cantor de reggae sósia do Will.I.Am, o efeito do dramin no avião, nossa barraca virando mictório, o protesto da maconha no camping. E, não sei, provavelmente mais coisas que não vou me lembrar agora. No Japão? Acho que não. Iria longe, mas o Japão?




Bruno:
De tudo o que vc viu durante o SWU, o que você mudaria ou não precisaria pq está bom do jeito que está?
Tulio Carregal:
O evento teve algumas falhas, do tipo, informação pra galera do camping no inicio, problema da chuva no show do Ultraje (o que ocasionou a briga com o Peter Gabriel) e um problema do banho no primeiro dia. Mas todos imprevistos que foram rapidamente solucionados. Eu acho que, se tivesse que dar algum pitaco, seria no line-up por questoes estratégicas, de público. Não por gosto pessoal.


Bruno:
Pelo que vejo no Twitter você é fã assíduo de Os Simpsons. Acha que o desenho já deu o que tinha que dar ou ainda tem muita energia pela frente. Por quê?
Tulio Carregal:
Sim, sou um grande fã. Sou fanático pelo mundo do cinema, em geral, e por dublagem. Mas Os Simpsons é uma das poucas séries em que eu gasto tempo assistindo os episódios, bastidores, acompanhando dubladores, temporadas, comprando produtos e propagando isso tudo. Pra mim, os caras tem suas fases. Voce consegue perceber quando os roteiristas mudam o estilo da série, até mesmo dentro da mesma temporada. Então alguns epiódios tem um humor mais ácido, outras um mais clichê, outras são 'humor pra família assistir junto'. A gente percebe que muita coisa mudou desde a criação d'Os Simpsons. Por exemplo, sou fã do Nelson da 12ª temporada pra frente. É um dos meus favoritos. Bom, mas eu acho que eles revolucionaram o gênero na TV, são referência e inspiração para muitos. São a série com mais temporadas e tem muito gás pela frente. Nao devem parar. Homer será nosso eterno rei.


Bruno:
Acha que algum personagem não tem gás como antes? Qual sua temporada e episodio preferidos, por quê?
Tulio Carregal:
Bom, acho que os personagens tem ganhado personalidades diferentes. Alguns tenho gostado muito: Nelson, Sr Burns, Lenny e Carl. Bom, episódios,  tenho muitos favoritos. Agora, a temporada, seguramente, a minha favorita, é a 12ª. Sem igual.

Bruno:
Mudando um pouco o foco: Você trabalha no ramo da Publicidade. Acha que quem quer seguir nesse ramo tem que pensar bem, ter imaginação e saber um pouco de Design?
Tulio Carregal:
O campo de quem trabalha com publicidade é muito, mas muito amplo. Na verdade, voce tem que noção de tudo. Do preço do pão de sal à segunda guerra mundial. É importante ter a mente aberta. No meu caso, trabalho com criação, isso é fundamental. Conhecer, experimentar, explorar, Red Bull.. são palavras que tem que fazer parte da nossa rotina.

Bruno:
Ok, mande um recado para todos que querem seguir essa carreira.
Tulio Carregal:
Busquem conhecimento.

Gostou? 
Siga o Tulio
 Twitter: @TulioCarregal
http://www.facebook.com/tuliocarregal?ref=ts

0 comentários:

Postar um comentário