13 maio 2011

Grey's Anatomy

Hoje começo esse post pedindo para que ninguém tome café na frente do computador, caso seja pão com manteiga. Há 50% de chances de a manteiga cair em seu pé (foi o que aconteceu comigo) ou cair no teclado (o que é pior). Cinco minutos depois de começar a escrever, a manteiga ainda está no meu pé e estou pensando em adotá-la como meu novo cachorro. E sim, sou esfomeado por comer na frente do PC.

Mas o assunto de hoje é totalmente diferente e bastante serio: o descaso que vem ocorrendo nos hospitais brasileiros.


 Está virando bagunça esse negócio de várias pessoas esperarem na fila de um hospital. De onde buscam segurança, conforto e até mesmo alguma palavra que ajude a amenizar a dor do paciente. Mas cadê tudo isso de que precisamos? Acho que não veremos isso nem agora, nem nunca. Em alguns hospitais falta estrutura, em outros falta atenção e, ainda, em outros faltam dinheiro e  vergonha desses médicos e políticos, que não tomam uma providência.

Ouvimos tantos casos de pessoas que querem se formar, tornarem-se médicas e que sonham em salvar vidas. Ok, até aí tudo bem. Mas se o futuro médico é jogado para trabalhar em um posto de saúde ou em um pronto socorro e, do nada, o cara muda e começa a ficar descrente por não estar ganhando bem ou por não querer trabalhar ali. Tá, mas se o sonho da pessoa é salvar alguma vida, pouco importa o dinheiro ou lugar. Vai deixar as pessoas morrendo no leito por não ganhar a porcaria do seu dinheiro? Egoísmo se pensa depois e é uma vida que está ali precisando de sua ajuda!

Sim, tudo isso também é culpa do governo, que não arruma mais leitos, remédios e/ou até equipamentos novos para substituir as máquinas quebradas. Se há tanta gente doente, para que abrigar mais se nem estão dando conta dos que já têm? Caso você esteja lendo esse post, sendo médico ou estudando para isso, tente pelo menos controlar a situação, ok? Vidas pedem ajuda e você pode fazer a diferença.

Voltando ao caso de prontos socorros e postos de saúde, há os médicos que vivem de cara amarrada e nunca chegamos a vê-los dando um sorriso ou um “bom dia” sequer. Não temos culpa do aborrecimento e da falta de dinheiro, certo? Se vocês fossem alegres ou pelo menos esboçassem um pequeno sorriso, a vida de muita gente que espera em um corredor seria diferente.

Dois casos que chocaram o país recentemente foram os casos que aconteceram em São Paulo e no Rio. Um deles foi em um posto de saúde precário onde uma mulher passou mal por estar com a pressão alta e desmaiou por falta de atendimento. Ficou ali, esparramada e sem ninguém para ajudá-la, NEM os ''profissionais'' que estavam ali quiseram ajudar essa pobre mulher. Se não fosse pelas pessoas que estavam ali no momento, ela estaria com a cara no chão até agora. Não duvidaria que fechassem o posto com a mulher estirada no chão.

Até onde eu sei, existe um juramento em que o formando promete ajudar seja quem for, né? Tá aí uma coisa que nunca é feita e muitos devem se envergonhar da palavra que deram no momento de sua formatura. Lembrando que têm muitos hospitais bons e só estou citando os mais precários e com falta de estrutura, mas, mesmo assim, podem sair do buraco com a união de todos os médicos, enfermeiras e etc...

Outro caso recente foi o caso de uma mulher grávida que estava prestes a dar à luz e, com a falta de atendimento, ela teve que ganhar o bebê ali mesmo, no banheiro do hospital; o pai, desesperado, gritava para que alguém ajudasse no parto. Fiquei sabendo que a criança teve complicações porque ela nasceu em lugar sujo.

Esse é outro exemplo de falta de estrutura, que não é só culpa do hospital, mas também do governo, que não ajuda e não está aí para os brasileiros. Quando estamos numa profissão dessas, temos que tomar cuidado com nossos atos. Exemplo de falta de cuidado é o da enfermeira que usou vaselina no lugar de soro, como mostra a reportagem abaixo:


“E isso mostra o descaso que os profissionais da saúde têm na hora de cuidar de um paciente. MESMO que tenha a mesma cor, cheiro ou embalagem, deve se conferir diariamente e quando for usado. Um erro pode causar a vida de uma pessoa. Existem muitos descasos em hospitais tanto públicos e quanto particulares. Fato!

Hoje termino esse post falando que a manteiga já saiu do meu pé e está tudo bem agora. /entei
Apesar de sentir falta dos dois minutos que passamos juntos e assim adotarei um cachorro de verdade.

Inté!

4 comentários:

  1. Os novos médicos, não se formar pelo prazer de ajudar o ser humano, e sim pelo dinheiro que podem receber.
    Mas são os dias atuais, impossível mudar.

    ResponderExcluir
  2. Essa situação do Brasil é mesmo uma merda. Acho que até é possível mudar mas não vai ser NADA fácil.

    ResponderExcluir
  3. Bom primeiro que fiquei com vontade de comer pao com manteiga na frente do pc kkkk mas falando sério a única explicação que eu encontro pra tudo isso é que os Governos simplesmente não querem uma população saudavel ,inteligente.Eles querem o povo burro ,fraco assim eles dominam tudo muito fácil
    Estamos te seguindo abraço

    ResponderExcluir
  4. Só comentando pra avisar que eu tô lendo o seu blog. Quando eu não comentar é por preguiça ou por não ver nada o que dizer mesmo.

    Ah, mas eu notei que os textos tão mais "gramaticamente adequados", na falta de uma palavra melhor na minha cabeça. huahsua

    ResponderExcluir