10 setembro 2013

Os jogos mais difíceis..

brinquedos inteligentes
O Cubo Mágico é o brinquedo mais diabólico inventado pelo ser humano. Trata-se de um quebra cabeça tridimensional de plástico colorido com 54 fases, seis cores diferentes e mais ou menos 5 centímetros, para quem não sabe. Esse cubo já fez muitas cabeças arderem de dor por causa das centenas de combinações possíveis que existem
Rubik, o criador do joguinho, tinha a intensão de que o brinquedo fosse perfeito por si só, no que se refere à geometria. Sua primeira peça havia sido feita em madeira pintada. Os seis lados receberam cores distintas e, ao serem girados, o jogador poderia visualizar todos os movimentos – sua intensão era mesmo ser sensacional, e ele conseguia. Atualmente, o cubo mágico tem várias versões, inclusive em miniaturas e, para quem nem se liga muito… Sabia que existem até campeonatos mundiais para montagem adequada do cubo?
Muitas pessoas conseguem montar o cubo em poucos segundos e quebram recordes de todas as formas. Seria isso uma mágica ou apenas matemática? Ou até mesmo uma combinação simples de habilidade e inteligência? Eu adoro muito esses joguinhos racha-cuca tipo o Sudoku ou os quebra cabeças numéricos, aqueles que forçam meu cérebro a se exercitar a todo momento. Mas assim, além do cubo mágico, existem ainda outros brinquedos não popularizados e até mesmo alguns bem clássicos que estimulam seu cérebro.
genius
 Genius foi o primeiro brinquedo eletrônico inventado (em 1980) e ele era bem simples com uma aparência de caixa eletrônica que agregava diversas atividades e assuntos, infelizmente ele demorou 10 anos para se tornar popular. O jogo tinha uma aparência de disco e tinha quatro cores: verde, amarelo, vermelho e azul. Ele emitia cores e sons que você tinha que memorizar e repetir a sequencia. Outro joguinho bem semelhante foi o Pense Bem – o primeiro computador adaptado para crianças, mas que tinha uma aparência de caixa eletrônica. O jogo continha diversas atividades e assuntos também.
pense bem
Atualmente, esses joguinhos foram esquecidos, o único que se manteve, até certo modo, foi o Cubo Mágico, porque até ele recebeu um sucessor de respeito. Trata-se do Rubik 360, um brinquedo em formato de esfera que possui várias bolinhas dentro. Explicar seu funcionamento seria bem difícil, então deixarei que o vídeo abaixo faça esse trabalho sozinho. Apesar de hoje as pessoas preferirem a internet  com seus joguinhos online e os vídeo games, não há nada mais estimulante do que brinquedos antigos e enigmáticos e complexos ao mesmo tempo, não acham?

0 comentários:

Postar um comentário