Os pais deveriam ser a parte sólida da família, além de ser o provedor, tem que ser o exemplo a ser seguido. Mas nos filmes, como na vida, nem sempre é assim... Por isso selecionei 10 exemplos de filmes com péssimos pais.
1. Pai Patrão - "Pai" (Omero Antonutti é o pai ignorante e truculento, que tira o filho da escola aos seis anos para pastorear ovelhas. reprimido, o garoto só sai de casa aos 20 anos para servir o exército, onde começa a aprender a ler e estudar. em sua volta para casa, os confrontos com o pai recomeçarão. Palma de Ouro em Cannes 1977 para este belo filme dos irmãos Taviani)
2. O Império Contra-Ataca - Darth Vader (SPOILER deve ser duro descobrir que seu pai é o vilão do filme e, ainda por cima, durante uma luta mortal contra o próprio, que vai lhe cortar a mão... nos filmes seguintes saberemos mais sobre o passado de Annakin, mas bom pai ele nunca foi)
3. O Iluminado - Jack Torrance (Jack Nicholson é o pai que enlouquece e se relaciona com fantasmas num hotel, onde está isolado com a esposa e o filho pequeno, a quem persegue com um machado. obra-prima de terror de Stanley Kubrick)
4. Beleza Americana - Lester Burnham (Kevin Spacey é o pai de família que decide mudar de vida e se torna um irresponsável. larga o emprego, começa a fumar maconha, a malhar e a dar em cima da amiga da filha. um verdadeiro pesadelo. excelente filme de estreia no cinema de Sam Mendes, ganhador de 5 Oscars, incluindo ator, diretor, roteiro, foto e filme, todos merecidos)
5. Assassinos por Natureza - Ed Wilson (Rodney Dangerfield tem uma participação pequena, mas ótima como o pai todo errado de Juliette Lewis, apresentado numa sitcom dentro do filme. ele é realmente nojento... o filme conta a história de um casal de serial killers que só querem aparecer na mídia)
6. Querida, Encolhi as Crianças - Wayne Szalinski(Rick Moranis é um cientista atrapalhado que cria uma máquina de miniaturizar objetos, mas os próprios filhos acabam reduzidos e terão que lutar contra perigos como formigas, abelhas e os pés dos adultos. tudo bem que ele gosta dos filhos, mas é um pai relapso, afinal ele encolheu as crianças e, não contente, na continuação esticou o seu bebê)
7. O Dom da Fúria / The Great Santini - Ten.-Cel. "Bull" Meechum (Robert Duvall é um militar condecorado que cria os filhos como subordinados, de maneira agressiva e competitiva, especialmente o mais velho, que entra em grandes confrontos. Duvall e Michael O'Keefe foram indicados ao Oscar, por esse bom filme de 1979)
8. Bicho de Sete Cabeças - Seu Wilson Souza (Othon Bastos é o pai ignorante que vive brigando com o filho - Rodrigo Santoro - até interná-lo num manicômio, após surpeendê-lo com maconha. o filho passará por um inferno, mas o pai acha que é para seu próprio bem. grandes interpretações, num ótimo filme)
9. Twin Peaks, os Últimos Dias de Laura Palmer -Leland Palmer (Ray Wise é o pai da garota Laura Palmer, morta misteriosamente. SPOILER no filme ficamos sabendo que todas as noites Leland é possuído pelo espírito de um tal Bob - Frank Silva - e repetidamente estupra a filha até matá-la. com um pai desses, quem precisa de padrasto? o filme é um prólogo da ótima série de TV, prejudicado pelo irritante excesso de maneirismos de David Lynch)
10. Os Simpsons, o Filme - Homer Simpson (tudo bem que há 20 anos todos adoramos o Homer na TV, mas ele é um péssimo pai, bêbado, relapso, ignorante, irresponsável... no longa, ele causa a poluição do lago da cidade, que faz com que esta seja isolada do resto do mundo por uma redoma. o filme mais parece um episódio da TV alongado, mas é sempre um prazer)
0 comentários:
Postar um comentário