15 dezembro 2012

E se… Salve Jorge fosse escrita por outros autores?


E se… Salve Jorge fosse escrita por outros autores?

Texto bastante interessante pegado do site da Contigo.
Há muito tempo que não fazia um “E Se…”, não é mesmo? Pois melhor hora não há. Salve Jorge segue sua trajetória dividindo opiniões. Tem quem ame loucamente a história, adore os núcleos turcos e ache Morena (Nanda Costa) e Theo (Rodrigo Lombardi) o melhor casal de um folhetim dos últimos tempos. E que nem se importe em ouvir Esse Cara Sou Eu ad nauseam. Mas existem também aqueles que não suportem o ritmo lento da trama, considerem Théo um bundão filhinho da mamãe e até curte o desempenho de Nanda Costa, mas que sinta falta nela daquele brilho de estrela que uma protagonista precisa ter. Ah! Esses não suportam mais escutar a voz de Roberto Carlos e acham Esse Cara Sou Eu a substituta de Então é Natal (de Simone) na missão de atormentar o Natal dos brasileiros. E foi em meio a esse cenário polêmico que fiquei imaginando como autores do naipe de Manoel Carlos, Silvio de Abreu, João Emanuel Carneiro, Gilberto Braga e a maravilhosa dupla Thelma Guedes & Duca Rachid desenvolveriam a trama de Salve Jorge. O resultado rendeu o “E Se…” que você lê a seguir. Confira e palpite muito!

E Se… Manoel Carlos escrevesse Salve Jorge?
Lucimar (Dira Paes) seria a grande heroína da história e teria nome duplo: Lucimar Helena. Apesar de boa gente e tal, como toda Helena do autor, ela tem um fogo que a consome e havia sido a amante de Stenio (Alexandre Nero), o verdadeiro pai de Morena (Nanda Costa). Quando a filha desaparece, após viagem à Turquia, ela abre o jogo com Stenio e Helô (Giovanna Antonelli), que ficaria revoltada com a traição do marido e da doméstica. Com a ajuda de Théo (Rodrigo Lombardi), um médico do exército, ela vai atrás de Morena, mas, ao chegar lá, descobre que a filha foi enviada de volta ao Brasil e virou escrava sexual de uma casa de tolerância no Leblon. Na viagem, Lucimar Helena se envolve com Théo, num relacionamento recheado de muita culpa. Mesmo revoltada, Helô passa a ajudar Lucimar Helena, sem saber que ela também teve uma recaída com Stenio, após brigar com Théo. Quando finalmente conseguem resgatar Morena, começa um quinteto amoroso bem tumultuado entre Morena, Théo, Lucimar Helena, Stenio e Helô, mas todos precisam se unir por um bem maior: Junior (Luís Felipe Mello) está com um tipo raríssimo de câncer na cabeça e salvar a vida do garoto torna-se objetivo dos conturbados protagonistas.

E Se… Silvio de Abreu escrevesse Salve Jorge?
O cenário da novela muda para São Paulo, onde Morena é uma típica jovem da comunidade de Paraisópolis, fala “então” em todo início de frase e “meu”, no final. Morena descobre que é filha bastarda do marido de Leonor (Nicette Bruno) e, com o falecimento da senhora, por ter sido privada da boa vida a que tinha direito, acaba herdando 50% da herança. Começa aí uma guerra familiar entre Morena e seus irmãos, Raquel (Ana Beatriz Nogueira), Aida (Natália do Vale) e Carlos (Dalton Vigh), pela fortuna do milionário. Já a cadelinha Emily, que herda todas as joias da família, é misteriosamente assassinada. Para azar do criminoso, segundo o testamento, ninguém pode ficar com as peças já que uma cláusula afirma que, caso fique provado que Emily não morreu de causas naturais, as joias só seriam divididas entre os familiares após a prisão do(a) bandido(a). Novos assassinatos acontecem por causa dessas joias até que Morena é incriminada como a serial killer. Morena sofre muito com a injustiça que vem sofrendo e, para piorar, ainda é abandonada por Theo, um veterinário do exército e presidente da Sociedade Protetora dos Animais, que fica revoltado pela amada ser a principal suspeita de matar a cachorrinha fofa. Deprimida, numa noite de bebedeira, Morena acaba transando com Carlos e, arrasada por ter feito sexo com seu meio-irmão, ela aceita fugir do país e ir trabalhar na Turquia. Carlos confessa tudo a Theo e, depois de uma violenta briga, ele revela que não é filho do milionário e, por tabela, não é irmão de Morena. Os dois fazem uma trégua e, juntos, decidem ir resgatar Morena na Turquia, sendo seguidos por vários personagens. Na terra de São Jorge, o serial killer volta a atacar, mas surge, então, a irmã gêmea de Emily, Eloise, que traz à tona a suspeita se Emily realmente está morta e se Eloise deve ser sua herdeira.

E Se… Joao Emanuel Carneiro escrevesse Salve Jorge?
Morena é traficada para a Turquia logo no início da novela. Mas não vai sozinha. Ela convence as amigas Jéssica (Carolina Dieckmann), Maria Vanúbia (Roberta Rodrigues), Lurdinha (Bruna Marquezine), Sheila (Lucy Ramos) e Delzuite (Solange Badim) a irem formar um grupo de dança com ela fora do país. Lívia (Claudia Raia) logo se revela a chefona dos traficantes, mas não é tão firme e segura como uma bandida de sua periculosidade deve ser. Estranho… No prostíbulo turco, Morena tenta convencer as amigas que elas precisam se submeter aos desmandos e crueldades da gangue de Lívia para poderem voltar para casa. Inconformada, Jéssica consegue fugir e praticamente arrasta Morena com ela. Assustada, Lívia vai atrás delas e as três vão parar no deserto, onde Jéssica, horrorizada, assiste Morena assumir que está por trás do trafico de seres humanos para o exterior e que Lívia apenas é sua fachada. Morena mantém como refém, há anos, a mãe e o casal de filhos de Lívia, obrigando a bonitona a ser sua laranja no mundo do crime. Fria, Morena mata Jéssica com a arma de Lívia, aumentando a lista de algemas que mantém a compridona presa a ela. Enquanto isso, no Brasil, Théo investiga o sumiço de sua amada e descobre que Morena, nos últimos anos, esteve envolvida direta ou indiretamente com os piores bandidos brasileiros. Mesmo assim, Théo segue seu rastro, se deparando com Lívia, com quem acaba se envolvendo romanticamente, antes de “resgatar” Morena e voltar para os braços dela. Théo, então, se vê perdido num labirinto de mentiras e mistérios, sem saber quem é a vilã, quem é a mocinha dessa história.


E Se… Gilberto Braga escrevesse Salve Jorge?
Morena só tem um sonho na vida: se tornar a mulher mais famosa do país. Ela se envolve com o multimilionário Theo Alcântara de Albuquerque Mayrink e Veiga, o mais jovem coronel da aeronáutica da historia. Mas ele, membro de uma família quatrocentona não aceita que a amada deseje estampar capas de revistas. Eles brigam e Morena decide entrar para o Big Brother Brasil, mas não é aprovada na seleção. Ela decide, então, radicalizar. Aceita o convite de participar de um reality show reunindo jovens brasileiras tentando sobreviver na cultura milenar da Turquia. Mas apenas quando chega a Istambul é que ela descobre que seu trabalho é a prostituição, inclusive, em sites de sexo ao vivo na internet. Depois de ser obrigada a “servir” a dezenas de clientes, Morena consegue fugir com a ajuda de Théo e decide se vingar de Lívia Marini. Após um violento confronto entre as duas no banheiro de uma boate, Lívia aparece morta e Morena vira a principal suspeita do crime. Mas vários outros personagens teriam motivo para assassinar a bandida. Morena consegue ficar famosíssima, não só por ser acusada de ter matado uma grande personalidade, como também pela proliferação de seus vídeos de sexo pela rede brasileira. Como se não bastasse, ela ainda se torna célebre por destruir a carreira militar de Théo e fazer sua família ir a bancarrota, já que o rapaz gastou milhões para retirá-la da Turquia. Mas tudo o que Morena mais gostaria agora era de ser a pessoa mais anônima do país. Só que é tarde demais!

E Se… Duca Rachid & Thelma Guedes escrevessem Salve Jorge?
A novela se passa nos anos 1950. Morena é uma estrela de cinema, revelada no filme Rio 40 Graus (1955) e acabara de ganhar o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes. Morena se apaixona pelo judeu Théo, um capitão do exército polonês, que virou caçador de nazistas fugitivos, entre eles, Lívia Marininsky, que trafica seres humanos para dar prosseguimento às suas experiências cruéis na Turquia. E Morena é a nova vitima de Lívia, que deseja transformar uma típica moça dos morros brasileiros numa autêntica ariana, cuja última experiência da ciência nesse gênero fracassou e a pobre criatura virou Vera Fischer… Começa uma caçada para Théo encontrar Morena e capturar Lívia Marininsky, mas pode ser que seja tarde demais e Lívia tenha alterado totalmente o físico e o intelecto da corajosa Morena… No núcleo mostra-se um panorama do Brasil e do mundo em 1955: personagens participando da criação da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, o sofrimento de outra com a morte precoce de James Dean, Morena é convidada para estrelar uma novela na TV Rio e mais um participa da campanha à Presidência da República de Juscelino Kubitschek.

0 comentários:

Postar um comentário