01 setembro 2012

21 anos de Harry Potter + 10 Curiosidades

 10 anos de ansiedade entre o primeiro e último
Tanto no cinema quanto nos livros, os fãs tiveram que esperar dez anos para ver a saga terminar. O primeiro livro, Harry Potter e a Pedra Filosofal, foi lançado sem alarde em 1997, pela editora Bloomsbury na Inglaterra, no dia 30 de Junho. Já o último, no dia 21 de Julho de 2007, teve direito a lançamento mundial, pré-venda na Amazon, filas nas portas das livrarias formadas mais de dois dias antes etc. A primeira adaptação para o cinema foi feita no dia 23 de Novembro de 2001 e a oitava e última sai agora, dia 15 de Julho.
9 membros da família Weasley [update]
A leitora Renata Prado deu a dica no Facebook da SUPER: São 9 os membros da família Weasley. Pelo menos eram 9 os ruivos mais queridos do mundo bruxo no início do primeiro livro. O funcionário do Ministério da Magia e membro da Ordem da Fênix Arthur Weasley casou-se com Molly Prewett (uma prima distante da família Black) e eles tiveram 7 filhos: Gui, Carlinhos, Percy, os gêmeos Fred e Jorge, Rony e Gina. Ao final do sétimo livro – e do oitavo filme – a família cresce, graças aos casamentos de Gui, Rony e Gina com outros personagens. Em entrevistas, J.K Rowling também confirmou que Percy e Jorge também se casaram e tiveram filhos. Se você conhece o final da história, já sabe que uma perda bem marcante afetou a ‘contagem’ de Weasleys na história.
8 adaptações para o cinema
Ainda que o Relíquias da Morte não seja o maior dos livros de Harry Potter, este último volume da saga foi o único a ser desmembrado em duas partes em sua adaptação para o cinema. A decisão foi muito mais marqueteira do que qualquer outra coisa pois, com o fim da série em 2007, a Pottermania diminuiu de ritmo. De qualquer maneira, os fãs ganharam também: mais tempo com seus personagens favoritos e menos correria para narrar toda a trama.
7 horcruxes de Voldemort
ATENÇÃO, SPOILER PARA QUEM AINDA NÃO LEU O ÚLTIMO LIVRO/VIU O ÚLTIMO FILME
O bruxo das trevas partiu sua alma em 8 pedaços, como forma de evitar a morte a qualquer custo. A cada horcrux, metade da alma do vilão fica aprisionada em um objeto. Cada uma delas foi criada a partir de um assassinato. Veja o gráfico abaixo para ver o tanto de alma que ainda existia em Voldie no sétimo livro (é a fatia indicada por seu nome: “Tom”)
6 meios de transporte do mundo bruxo
Além do feitiço da aparatação (um tipo de teletransporte), existem seis formas mais… digamos… físicas de se locomover no mundo bruxo: rede de flu (lareiras magicamente conectadas), chaves de portal (objetos que realizam teletransporte com horário e local programados), Nôitibus Andante (ônibus de três andares encantados), vassouras voadoras, carruagens (puxadas por testrálios – um tipo de cavalo esquelético visível apenas por quem já viu outra pessoa morrer – ou cavalos alados) e o Expresso de Hogwarts (trem mágico que sai da plataforma 9 ¾ da estação de King’s Cross em Londres).
5 personagens que não sabíamos se eram do bem ou do mal
ATENÇÃO, SPOILER PARA QUEM AINDA NÃO LEU O ÚLTIMO LIVRO/VIU O ÚLTIMO FILME
Sirius Black - Aparece na série como bandido fugitivo no terceiro livro, O Prisioneiro de Azkaban (ele é o tal prisioneiro), mas depois descobre-se que ele é uma vítima de um erro de julgamento da justiça bruxa.
Draco Malfoy – o menino é um pé no saco na vida de Harry, mas tem seus momentos de contribuição com o protagonista lá no último livro.
Percy Weasley – amante da lei e da ordem em primeiro lugar, chega a participar do Ministério da Magia quando este é tomado pelos Comensais da Morte. Mas nunca chegou a ser mau, tanto que, na batalha final, surpreende.
Xenofílio Lovegood - o pai de Luna Lovegood, amiga do trio principal, tem uma posição controversa no livro Relíquias da Morte. Bom, mau ou apenas humano?
Severo Snape - oscilamos entre momentos de amor e ódio por Snape até os últimos momentos do sétimo e último livro. Não vamos contar nada.
4 atores estrangeiros representam personagens britânicos
Era uma exigência da escritora J. K. Rowling que todos os atores que participassem dos filmes fossem britânicos (ou pelo menos todos que representassem personagens britânicos). Porém a própria autora ajudou a infringir a regra, uma vez que ela também tinha a palavra final sobre a escolha do elenco principal.
Richard Harris, o professor Dumbledore em A Pedra Filosofal e A Câmara Secreta, é irlandês. Já Verne Troyer (que vive Grampo, o duende do Banco Gringotes, com uma participação importante no último livro) e Zoë Wanamaker (Madame Hooch, professora de voo em Hogwarts) são americanos. E – surpresa! – Emma Watson, a Hermione das telonas, ainda que tenha nacionalidade britânica, nasceu em Paris na França.
3 Relíquias da Morte
As tais relíquias são, de acordo com a lenda de Beedle, o Bardo, presentes entregues pela morte em pessoa a três irmãos. São elas: a varinha das varinhas, a capa da invisibilidade e a pedra da ressureição.
2 atores morreram na vida real durante a produção dos filmes
Richard Harris, que fez o Dumbledore no primeiro e segundo filme, morreu dia 25 de Outubro de 2002 aos 72 anos, vítima de câncer nos nódulos linfáticos. A segunda morte foi um assassinato: Robert Knox, que representava o corvinal Marcos Belby, levou cinco facadas em uma briga de bar em Kent, Inglaterra. Robert tentava defender seu irmão mais novo, mas levou a pior e morreu aos 18 anos, em 2008. O assassino, Karl Bishop, 22 anos, foi condenado a 20 anos de prisão.
1 personagem gay (que a gente saiba)
Em entrevista após o lançamento do livro Harry Potter e as Relíquias da Morte, a autora J. K. Rowling revelou que o diretor de Hogwarts Albus Dumbledore era gay e viveu uma paixonite por Grindewald (que mais tarde se tornou um bruxo do mal e foi derrotado por Dumbledore em um duelo).
0 Oscars
As sete adaptações de Harry Potter, em conjunto, receberam 12 indicações ao Oscar (bom, A Câmara Secreta e A Ordem da Fênix não receberam nenhuma indicação). 

Tirado da Revista: Super Interessante

0 comentários:

Postar um comentário