09 maio 2012

Castelo Ra Ti Bum: 18 anos depois.

 Conhece essa turma ai de cima? Se você nasceu na época de 80 e 90 deve saber muito bem e aposto que sua TV era ligada 24 horas nessa turma. Acertei? Exatamente hoje é comemorado 18 anos da existencia dessa galerinha. Bora saber algumas curiosidades?

      1: A audiência da série foi considerada um sucesso para a TV Cultura, com uma média de 12 pontos, índice jamais alcançado por uma série educativa ou por um programa da emissora.


2: Em 1997 no auge do programa foi criado o espetáculo musical e teatral do Castelo Rá-Tim-Bum com os atores do programa. O espetáculo teve bastante sucesso e depois chegou a ir para cidades do interior.


3: Castelo Rá-Tim-Bum foi considerado pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) o melhor programa infantil de 1994. Em 1994 e 1995, recebeu a medalha de prata na categoria melhor programa infantil do Festival de Nova York. Em 1995 ganhou o Prêmio Sharp de Música para o melhor disco infantil.


4: A série foi exibida para toda a América Latina pelo Canal a cabo Nickelodeon entre 1999 e 2001.


5: O ator Luciano Amaral tornou-se apresentador de um programa de jogos no canal PlayTV.


6: Em 1999 o programa ganhou uma versão para os quadrinhos, dirigida e produzida pelo quadrinista Eder Araujo, publicada pela Editora Ação. Num formato experimental, pintada a pincel e com roteiros lúdicos e bem trabalhados; já no primeiro número vendeu quase 100 mil exemplares e bateu revistas tradicionais do gênero, como a da Turma da Mônica.


7: O ator Wagner Bello, que interpretava o Etevaldo, faleceu durante as gravações da série.[1] Por isso para substituí-lo, entrou a personagem Etcetera (Siomara Schroder). O ator descobriu que tinha AIDS.


8: Tíbio (Tíbia) e Perônio são na verdade, dois ossos do esqueleto humano. Num episódio em que eles estudam o esqueleto, eles mencionam os ossos como nome de parentes deles, como a prima Clavícula, o tio Carpo, etc.


9: Nos anos de 1994, 1995, 1997 e 1998, a TV Cultura produziu um especial de Natal do programa, mas o especial não tinha nada a ver com o Natal, e só foi exibido duas vezes e foi lançado em VHS, junto com outro VHS que continha os clipes das músicas do programa, embora não se ache mais hoje esses VHS. É importante lembrar que esse especial não foi um episódio, apenas um especial de final de ano. A série é composta apenas por 90 episódios.


10: No auge da série, a Cultura lançou, em 1995, 16 fitas VHS com 36 episódios, lançados no mercado pela Premier Filmes e, em 1998, o jornal O Estado de São Paulo lançou como brinde 7 revistas com 7 fitas VHS, com 14 episódios, que não foram lançados na coleção de 1995. Portanto, 50 episódios dos 90 da série foram lançados em vídeo. Em 2005 a Cultura Marcas lançou a mesma coleção de fitas de 1995 com novas capas, em VHS e DVD. As primeiras duas coleções de fitas do programa (1995 e 1998)foram produzidas pela Video Cultura, hoje, Cultura Marcas.


11: Em sua reprise habitual, o primeiro episódio nunca é exibido. Trechos deste episódio aparecem em clipes (com as trilhas do seriado exibidas durante a programação da TV Cultura) e em uma chamada produzida em 2009.


12: No primeiro episódio, o porteiro não aparece, mas no segundo sim.


13: No último episódio, as BGMs de fundo não tocam , nem ao mesmo o som da entrada de Etevaldo e também o assovio que chama a Caipora.


14: As passarinhas cantoras são interpretadas por Dilmah de Souza e Ciça Meirelles (esposa do cineasta brasileiro Fernando Meirelles), porém as cancões são cantadas por Maria Aparecida de Souza, Rita Kfouri Gondim e Tânia Lenke.
      

Em 1999, foi lançado Castelo Rá-Tim-Bum, o filme, com direção de Cao Hamburger. O filme é vagamente baseado na série de televisão, sem nenhuma continuidade de enredo, com a adição de novos personagens. Os quadros educativos foram deixados de lado em favor da narrativa.
Nino, que era interpretado pelo adulto Cássio Scapin, passou a ser vivido pelo garoto Diegho Kozievitch. As demais crianças, que eram vividas por atores pré-adolescentes, foram interpretadas por crianças mais novas. O filme teve um orçamento total de sete milhões de reais, pouco comum para um filme infanto-juvenil brasileiro.

Gostaram? Espero que sim.
Fonte: Das Internetê por ai.

0 comentários:

Postar um comentário