24 março 2012

Indicações de livros: Romances Policiais da Agatha Christie

Olá leitores!
Quem aí já ouviu falar sobre Agatha Christie?


Se você não sabe, ela é autora de mais de 80 romances policiais. Dentre eles, tive o prazer de ler "O natal de Poirot", "Assassinato no Expresso do Oriente", "Morte no Nilo" e mais recentemente "E não sobrou nenhum". Claro, em todos os livros acontecem mortes e o que te prende à leitura é o fato de não sabermos que é o assassino. Nos 3 primeiros, quem investiga os casos é o detetive Hercule Poirot. Mas, em "E não sobrou nenhum, só lendo para entender como a trama funciona.

  • "O natal de Poirot" (1938): Véspera de Natal. A reunião da família Lee é arruinada pelo barulho ensurdecedor de móveis sendo destroçados, seguido de um grito agudo e sofrido. No andar de cima, o tirânico Simeon Lee está morto, numa poça de sangue, com a garganta degolada. Mas quando Hercule Poirot, que está no vilarejo para passar o Natal com um amigo, se oferece para ajudar, depara-se com uma atmosfera não de luto, mas de suspeitas mútuas. Parece que todos tinham suas próprias razões para detestar o velho. 

  • "Assassinato no Expresso do Oriente" (1934): Pouco depois da meia-noite, uma tempestade de neve para o Expresso do Oriente nos trilhos. O luxuoso trem está surpreendentemente cheio para essa época do ano. Mas, na manhã seguinte, há um passageiro a menos. Uma americano é encontrado morto em sua cabina, com doze facadas, e a porta estava trancada por dentro. Pistas falsas são colocadas no caminho de Hercule Poirot para tentar mantê-lo fora de cena, mas, num dramático desenlace, ele apresenta não uma, mas duas soluções para o crime.

  • "Morte no Nilo" (1937): Uma viagem através do Nilo, um rio adormecido na História. Um mundo exótico, repleto de surpresas. Um crime abre o caminho para uma história sinistra, palpitante. Uma trama diabólica, muito bem urdida, que somente Hercule Poirot - com sua habitual argúcia e tenacidade - poderia solucionar.

    Comentário pessoal: Esse livro é muito bom, um dos meus favoritos. Vejam a minha - pode-se considerar - felicidade no vídeo:
    Observação: Podem pular para o 1:45 
  • "E não sobrou nenhum" - Anteirormente como "O Caso dos Dez Neguinhos" (1939): "Dez soldadinhos saem para jantar, a fome os move;Um deles se engasgou, e então sobraram nove.Pensou consigo:'É horrível - exatamente como nós aqui esta noite...'Por que motivo Anthony Marston desejara morrer?Ela não queria morrer.Não podia conceber a ideia de querer morrer...A morte era - para as outras pessoas..."

    Comentário pessoal: Esse livro inspirou uma série chamada "Harper's Island". A série foi exibida no SBT em 2009. Os personagens foram atraídos para a ilha de Harper para um casamento, mas a cada episódio uma ou mais pessoas são assassinadas. Até que os outros percebam, muitos já morreram. A pergunta que fica: Quem é o assassino?
Essas foram as minhas indicações. Se vocês gostam desse tipo de leitura, devem desesperadamente ler pelo menos "Morte no Nilo" ou "E não sobrou nenhum", pois a resolução final, o por quê dos crimes, são excepcionais, de deixarem de queixo caído.

Até o próximo post!
Beijos!

0 comentários:

Postar um comentário