09 março 2012

Gêneros literários femininos ou "Mulherzinha"

Olá leitores!
Desculpem por não ter dito post na última semana, estava sem ideias...
Mas, essa semana, quinta-feira, dia 8, foi o Dia Internacional da Mulher e apesar de hoje ser dia 9, eu vou aproveitar o momento para mostrar alguns gêneros literários que público feminino é o que mais lê.

  • Chick-Lit:
Muitas pessoas o veem como gênero "mulherzinha", pois a maioria das personagens principais são mulheres. Existem vários sub-gêneros, como "Teen Chick-Lit" (adolescente), "Mom Chick-Lit" (mãe: mulheres grávidas ou com bebês recém nascidos), "Wedding lit" (de casamento), "Glamour Lit" (alta sociedade) e muitos outros sub-gêneros.
Muitas autoras desse estilo literário são conhecidas, como Meg Cabot (autora de série "O Diário da Princesa"), Sophie Kinsella (autora da série "Becky Bloom"), Marian Keyes (autora de volumes que não formam uma série. Mas existem 4 que falam sobre a mesma família, a família Walsh e cada livro foca em uma irmã: "Melancia", com a Claire, "Férias" com a Rachel, "Los Angeles" com a Maggie e "Tem alguém aí?" com a Anna), Cecily Von Ziegesar ("Gossip Girl" e "It Girl") e outras autoras que não conheço muito, mas que também escrevem Chick-Lit.
O mais legal desse gênero literário são as personagens. As história sempre giram em torno de algum problema profissional, amoroso ou familiar. E, apesar disso, é muito engraçado. Sério, vocês tem que ler algum Chick-Lit! É muito bom! Dou altas gargalhadas!

Chick Lit
  • Romance de Banca:
São livros baratos, não passam de R$15,00 e também podem ser considerados "mulherzinha", pois são as mulheres que mais os leem. Os mais famosos são daquelas séries "Sabrina", Mas, confesso, não gosto desse estilo, pois na maioria das vezes têm cenas de sexo, a trama se desenvolve por conta do sexo. São gestos, meias palavras e tudo com um tom sexual. E, não vejo graça nos enredos, são previsíveis. Como não conheço muito bem as autoras - só li dois livros desse gênero - não posso falar mais. Mas, muitas mulheres gostam e sempre estão lendo um romance de banca.

Romance de Banca
Obs.: Até que alguns títulos são engraçados, não é? rs Mas outros, .-.
  • Drama/Romance:
Quem nunca viu uma mulher com um livro do Nicholas Sparks? Sabe, aquele autor de "Diário de uma Paixão", "Um Amor para Recordar", "Querido John", "A Última Música" e muitos outros best sellers? No momento, não consigo pensar em outro autor (a) que é seja tão famoso (a) nesse gênero, mas com certeza existem outros (as). Observação: Está afim de chorar? Leia Nicholas Sparks, você vai ficar choram uns 15 minutos depois de terminar o livro, SÉRIO. rs
Romances e "Dramas"
Enfim, esse são os gêneros que as maioria das mulheres leem. Ei, se forem dar livros de presente, não tenham dúvidas, dê algum livro do Nicholas Sparks,  eu vou elas vão amar! Ps.: Antes, verifique se eu ela já não tenho tem o livro que darão, hehehe.

Até o próximo indicações!
Beijos!

0 comentários:

Postar um comentário