09 fevereiro 2012

Site encontra câmeras roubadas ou perdidas com base nas fotos

Cãmeras fotográficas digitais são itens bastante mirados por ladrões em todas as partes do mundo. Algumas também são tão compactas ou discretas que seus donos acabam esquecendo de guardá-las e as perdem. Nos dois casos, a recuperação da câmera é algo que não acontece com muita frequência, já que muitas vezes elas são revendidas ou usadas por pessoas que as encontraram.
Então como encontrar uma câmera que foi perdida ou roubada? O site Stolen Camera Finder foi criado exatamente com esse objetivo. E para isso ele usa um artifício que não é nada menos do que genial: os dados EXIF que ficam guardados dentro das fotos.


Todas as fotos tiradas com uma câmera e armazenadas no formato JPEG contém um campo chamado EXIF. É nesse campo que são armazenadas diversas informações sobre como a foto foi tirada, como o horário, o tempo de exposição, o balanço de branco e até se o flash estava ligado ou desligado. Algumas câmeras gravam também no campo EXIF a marca e modelo da câmera, bem como o seu número serial.
Quando alguém joga no site uma foto tirada com uma câmera, ele então busca pelo número serial na sua base de dados, que já tem registrado mais de 1 milhão de câmeras diferentes. Essa base, aliás, é composta de diversos números serial encontrados na web, principalmente no serviço de armazenamento de fotos Flickr. Se o serial da foto bater com algum na base de dados, ele indica onde está essa foto, ajudando a pessoa a localizar onde sua câmera foi parar.

Outra característica interessante é a possibilidade de criação de registros de perda ou roubo. Se a sua câmera foi perdida ou roubada, basta enviar para o site uma imagem tirada com ela e criar um registro com a data, seu e-mail e alguma nota importante sobre o que aconteceu com ela. Se uma imagem com o serial da câmera for encontrada, ele avisará por e-mail. Ou se alguém enviar uma foto com o serial da câmera perdida, o site exibe o registro.


Para tentar ampliar ainda mais a base de dados e assim aumentar a chance de reunir ex-donos de câmeras com suas preciosidades, o site ainda oferece uma extensão para o Chrome e um aplicativo web em java, mostrado abaixo. Eles usam o poder de processamento do computador em que são abertos para buscar números seriais em imagens os enviam depois para a base de dados.

 

Apesar de ter um objetivo nobre, o site tem suas falhas. Mesmo que você crie um relatório de perda ou roubo de câmera, ele demora bastante para enviar o e-mail avisando que ela foi encontrada. A base de dados do Flickr ainda precisa ser bastante ampliada: inseri uma foto que foi tirada em 2010 e ela não foi encontrada.
Outro problema, que não é exatamente culpa do site, é o número de câmeras compatíveis. Como nem todas as fabricantes gravam o número serial nas informações EXIF das fotos, não são todos os donos de câmeras que vão conseguir usá-lo com sucesso (veja a lista de câmeras compatíveis aqui). Mas é um bom começo.

Post do Rafael Silva visto no Tecnoblog

0 comentários:

Postar um comentário