06 maio 2011

Não é Bullying se você é perneta.

Como o bullying (não confunda com bule de café, ok?) anda sendo comentado por todos, resolvi falar sobre isso e entrar na moda... Se até a múmia do Serginho Groisman fala, né? Para ilustrar, caso você não saiba, é mais ou menos assim:

Pense em um garoto de 15 anos que todo ou quase todo santo dia fica perturbando um garoto de 10 anos, batendo e/ou xingando. Vamos ser mais radicais e usar escolas americanas. Como o valentão está com fome, ele tenta pegar o dinheiro de sua vitima, que não quer lhe entregar, então o cara fica nervoso e taca a cabeça dele no vaso do banheiro da escola, fazendo o pobre coitado de desentupidor de vaso (aposto que você ficou com vontade de vomitar, certo?) e sem o que fazer, ele dá o dinheiro.


~Voltando a realidade~

Hoje em dia, tudo que é acontece é culpa desse maldito bullying, que vem fazendo milhares de estudantes sofrerem igual à escrava Isaura quando estava no tronco. Mas vem muitos exageros com isso. Por exemplo: Se a Dona Maria da esquina não recebe o troco direito, ela diz que é bullying; se o Ricardinho vai ao supermercado e esbarram nele sem pedir desculpas, ele vai na televisão falar que foi vítima do dito cujo; ou se até a Dona Maricota tropeça na rua esburacada é culpa do bulli (é, acredite, tem gente que fala errado). O caso da “estrela” Geyse Arruda foi o primeiro público.



Ela era gorda na época (hoje está MUITO melhor) e ficava mostrando as pernas para todos verem com seu mini vestido. Então foi hostilizada por querer ser sensual, sendo que todos começaram a se revoltar (para uma escola que se chama Unibanbi, meio difícil ter homem ali para gostar) e a xingá-la de tudo quanto é nome. Ok, ela foi com um vestido curto demais, que chamava a atenção e era um tanto exagerado, mas precisava xingar e humilhar? Ela poderia ser vulgar ou quase mostrar a buceta na cara do professor com o vestido curto, mas ninguém tem o direito de ofender ninguém. Aposto que entre essas meninas que estavam nesse carnaval de xingamentos, estavam várias que fazem coisas piores em festas ou raves. Olhar o próprio umbigo ninguém quer, mas julgar o outro todo mundo julga.

Outro dois casos recentes foram do pequeno Zangief Kid e da estudante Ana Cláudia Karen Lauer. Mas falarei da segunda primeiro.

Ana Cláudia Karen Lauer: 


Na Faculdade de Barão de Mauá, em Ribeirão Preto, Ana chegou na faculdade através de uma transferência e algumas colegas de sala começaram a olhar torto para a garota, não deixando a jovem fazer trabalhos em grupo. Mas durante a saída, ela apanhou de três garotas de sua sala e uma delas chegou a pegar o capacete de Ana e espancá-la com ele. Quem ajudou? Ninguém!

Será inveja por Ana saber mais ou por ser mais bonita e esforçada que as demais garotas? Elas não devem se garantir e querem ser o centro das atenções e sabe o que é mais vergonhoso? Ver gente de faculdade bater em uma garota que está ali para estudar e que quer ser alguém na vida. Se no caso fossem crianças, até dava para ‘entender’, mas são mulheres que estão numa faculdade, que deveriam ter pelo menos 5% de maturidade e mentalidade de gente grande. Acho que o lugar dessas garotas é no Jardim, o lugar de onde elas não deveriam ter saído, para aprender que é 1 + 1 = 2. Por quê, né?

Outro exemplo de bullying foi o caso do jovem australiano Zangief Kid. Veja os vídeos onde ele reage a um ataque do tipo e o de sua entrevista.





Depois do ocorrido, todos viraram fãs desse garoto, não é mesmo? Acho que 79% das vítimas de bullying na escola são os gordinhos. Todos que sofrem desse mal têm medo de contar à direção e, sim, já fui vitima de bullying na escola da 3ª à 7ª serie. E todo santo dia era a mesma perturbação: bolinhas de papel, tapas, apelidos maldosos e etc. Mas aí você pensa “Por que você não reagiu ou contou para a diretora?” Medo de que a raiva aumentasse e aquilo pudesse ficar pior.

Eu poderia terminar esse texto falando para você que é vítima de bullying denunciar os ataques que sofre, caso você esteja passando por isso. Mas não vou falar nada por ser uma coisa complicada. Mas não deixe isso barato (não incitando vingança) e encare como esse jovem fez. Se ele tem coragem, por que você não?

Inté!





6 comentários:

  1. Como disse antes, você escreve muito bem.
    Esse caso da Ana Cláudia é uma coisa muito estranha, eu diria, porque essas mulheres aí já deveriam estar bem crescidas e perceber as bobagens que estavam fazendo. Pra mim esse tipo de coisa vem de pessoas que não tiveram 'freio' antes, que faziam as coisas e tudo ficava por isso mesmo.
    No início do ano ficavam me enchendo o saco na sala de aula, mas eu procurei ignorar antes de ir falando pelos corredores que era bullying e tal. Não deu nem uma semana e eles pararam de encher. Ás vezes eles enchem o saco, mas é raramente.
    Melhor forma de combater essas pragas: ignore, se não funcionar bota pra f**er mesmo e conte pra alguém que possa resolver isso. Porrada não vale, porque aí você vai estar batendo por nada, mas se um dia forem me bater por nada eles vão acabar levando também.

    ResponderExcluir
  2. Cara, acho que é o assunto do momento e não tem mesmo que fugir dele só porque já está enchendo o saco, sendo usado até como desculpa pra político mal educado (lembrei agora do cara que tomou o gravador do repórter).

    Tem muita gente que sofre com isso e, mesmo com tantas campanhas, não se sente seguro pra denunciar. É bom incentivar. Agora não podemos deixar que pessoas se aproveitem ou abusem, como a própria Geyse Arruda.

    ResponderExcluir
  3. Mais um post bem feito né Bruno!!
    Tá é o assunto do momento,qq coisinha errada é por culpa dele,mas existem sim caso que deveríam ser analizados bemmmm de perto, pq mtas das vezes pessoas ficam com certos traumas e naum são felizes!!!

    Mtoooo bommm o texto!!!

    ResponderExcluir
  4. Na verdade o bullying sempre existiu, porém hoje temos um nome específico para ele.
    Eu sou indiferente. Nunca sofri e nunca fiz, então é difícil falar algo...

    ResponderExcluir
  5. esse negocio de bullying é foda mesmo..sempre existiu ne,mas agora resolveram dar mais enfase a esse assunto,ta certo,tem que falar mesmotem que ter alguma solucao,mas tem gente que exagera.TUDO agora virou bullying.Outro dia dei um fora em um menino e ele disse que meu fora ela bullying so porque ele era isso ou aquilo..puts!eu ri na hora mas achei o cumulo do absurdo,mas ne,a ignorancia é demais.
    Meu amigo,teus textos estao otimos,continue assim.beijos

    ResponderExcluir
  6. Irei escrever aqui o que escrevi no blog de meu amigo, Marcel Camp.
    Hoje em dia quando abrimos as páginas dos jornais ou clicamos em algum portal só vemos notícias de violência para todo o canto, principalmente envolvendo jovens. A moda (isso mesmo, 'a moda') agora é tachar tudo como 'bullying'. Apareceram campanhas contra, a favor, dos neutros, enfim de todos os lados.
    Dizer que você sofreu bullying e que por esse motivo você se tornará uma péssima pessoa, violenta e que descontará todas sua raiva da infância de maus tratos em outros quando começar a crescer, desculpe-me, mas é uma afirmação para lá de hipócrita. Se formos olhar hoje para os grandes nomes do mundo, como Bill Gates, Steve Jobs, Mark Zuckerberg, entre milhares de outras mentes extraordinárias (sem dizer milionários, no mínimo), temos que notar que eles são quem são hoje justamente por conta dos problemas que sofreram quando menores.
    Cada pessoa é uma pessoa e temos que parar com essa mania de querer colocar todo mundo dentro do mesmo saco, rotulando, achando que todos tem os mesmos valores e pensamentos.
    Abraços Bruno, adorei o teu espaço estou te seguindo.
    Se quiser fazer uma visita ao meu, segue o link:
    http://humornegrosemcensura.blogspot.com/
    Tenha uma ótima Quinta!

    ResponderExcluir